Reajustes negociados são aprovados pela ALBA
Após uma extensa negociação entre representantes de categorias de trabalhadores da Segurança Pública e governo do estado, a campanha salarial específica e unificada destes servidores alcançou resultados concretos. Nesta terça-feira (29), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou por unanimidade os reajustes apresentados pelo governo da Bahia.
Para as carreiras da Polícia Civil, os reajustes foram escalonados e começarão a valer retroativamente a março deste ano, com um novo aumento previsto para agosto. Em 2026, estão programadas novas correções, também nos meses de março e junho. Aos Peritos Técnicos, o percentual de aumento totalizará 22%.
O presidente do SINDPEP, Mateus Moraes, aponta avanço das conquistas e destaca a necessidade da continuidade da organização da categoria. “O Sindicato valoriza a maturidade das categorias e saúda a condução das entidades no processo de negociação dos reajustes salariais. Apesar de ainda não repor na totalidade a perda inflacionária do poder de compra do servidor público da Polícia Civil, o Sindicato entende e acredita que esse não é o fim, mas o início de um uma reaproximação das entidades para com o governo e na luta e negociação pelos seus direitos”, afirma.
“Esperamos que as mesas permaneçam abertas, que pautas importantes às categorias continuem sendo tratadas com a devida importância, tais quais a Lei Orgânica da Polícia Civil, a Lei Orgânica da Polícia Técnica, a promoção da turma de 2007 e o readequamento do PDP, sendo reenquadrado ao Pedro Mello. O SINDPEP continuará nessas batalhas, e agora a gente abre uma nova fase para a discussão desses temas que também são muito importantes para a categoria, para o futuro a perícia papiloscópica e da identificação humana na Bahia”, finaliza Mateus.