CORPO ENCONTRADO NA ZONA RURAL DE ITABERABA É IDENTIFICADO

Um homem foi encontrado numa zona de matagal, local de difícil acesso, no município de Itaberaba, as margens da BR-242. Trata-se de S M S S, 44 anos desaparecido há 21 dias.

O corpo, que foi localizado em estado de decomposição, deu entrada no IML da capital no dia 05 de agosto deste ano. Para identificá-lo, o Instituto de Identificação realizou exame papiloscópico de impressões digitais.

A partir de informações de possíveis familiares, papiloscopistas que trabalham DPT de Itaberaba solicitaram a ficha de identificação do Instituto Pedro Mello e iniciaram os procedimentos necessários para recuperação das impressões digitais que até então não estavam passíveis de identificado.

O primeiro procedimento adotado foi a seleção dos dedos com melhor possibilidade de recuperação. Após está análise os mesmo passaram 24h em um mistura de água e glicerina para recuperar a hidratação.

Ao fim das 24 horas já foi possível perceber um progresso, mas ainda não o suficiente para individualizar.
Logo em seguida foi utilizada a técnica da fervura, técnica na qual os dedos são mergulhados em água fervente por um tempo determinado com o intuito de aparecer ainda mais as impressões digitais. O avanço foi visível de imediato, mas ainda não foi o suficiente.

Os peritos repetiram o processo de hidratação por 24h.
No dia seguinte após a retirada da solução hidrante foi utilizada uma técnica de injeção de glicerina com o intuito de preencher os espaços e possibilitar uma coleta homogênea. Após essas aplicações realizou-se mais uma fervura e a posterior coleta que serviu de base para a identificação.

” Cada trabalho de identificação realizado é um momento de aprendizado. Além disso tem a satisfação e o sentimento de dever cumprido. É um alívio saber que a família poderá se despedir de seu ente de forma digna e que isso foi possível devido às técnicas utilizadas na papiloscopia” afirmou o Perito Técnico, Fábio () um dos responsáveis pela identificação.