Formação da Frente Parlamentar em Prol do Perito Técnico

Na manhã dessa quarta-feira (09),  o Sindpep Sindicato realizou, no Plenarinho da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), um café da manhã seguido de debate sobre a importância das perícias produzidas pelos especialista, as dificuldades e assédios enfrentados e o Projeto Perito Papiloscopista Oficial. A categoria tem lutado por maior autonomia na profissão e está conseguindo apoio de diversos setores da sociedade civil, autoridades e órgãos públicos. O projeto, além da autonomia para desempenho pleno de suas atividades periciais, corrige a nomenclatura da profissão para Peritos Papiloscopistas.

Foto – Hitner Roboão
Imagem – Hitner Roboão
Durante o evento, o Diretor Institucional Alberto Durão discursou sobre a importância dos laudos papiloscópicos como produtos de suas análises conclusivas contribuindo para a elucidação de crimes. O Perito também fez uma defesa firme e com riquezas de dados comparativos, estatísticas de eficiência policial em estados que se destacam no combate ao crime quando o especialista em papilas dérmicas é reconhecido e atua com independência.a importância dos resultados da pericia papiloscopica.
O Presidente do Sindicato Marcel Engracio destacou a legalidade do profissão, apresentou vasta jurisprudência, pareceres da AGU e Procuradoria Gerais de diversos Estado e ressaltou os assédios sofridos pela categoria dentro do próprio Departamento de Polícia Técnica para o desempenho das atividades privativas.
Imagem – Hitner Roboão
Imagem – Hitner Roboão
O evento teve como destaque a presença do Ouvidor Geral Yulo Oiticica que salientou a importância da categoria, o absurdo dos assédios sofridos e o apoio do órgão através de diversas ações para que o Perito em Papiloscopia possa desempenhar plenamente suas atividades.
O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marcelino Galo parabenizou a iniciativa e a organização do evento “Só tenho a agradecer e parabenizar e dizer que a Comissão está a disposição desses profissionais pra gente continuar trabalhando conjuntamente” disse o Deputado.
O Presidente da Assembléia Legislativa em exercício Deputado Adolfo Menezes e o Deputado Zó declararam apoio ao Projeto que reconhece e fornece autonomia à classe.
Imagem – Hitner Roboão
Imagem – Hitner Roboão