Corpo encontrado carbonizado é identificado por peritos da 16ª COORPIN

O corpo encontrado carbonizado no último domingo(16), no município de Quixabeira, foi identificado como sendo de Yuri dos Santos Silva, 22 anos, natural de Serrolândia.

A identificação se deu através do trabalho da equipe de Peritos da 16ª Coorpin de Jacobina. Segundo o Perito Técnico Fredson Valois, foi utilizada uma avançada técnica necropapiloscópica para viabilizar o exame, tendo em vista que as papilas dérmicas estavam muito comprometidas.

Para o coordenador da regional Valmir, apesar da família ter supostamente reconhecido o corpo queimado, seria necessário a identificação legal através da papiloscopia, que é a forma mais barata, assim como a arcaria dentária e que só em último caso seria feito através de DNA.

Yuri havia sido dado como desaparecido por familiares, sendo encontrado morto em uma estrada vicinal entre Serrolândia e Quixabeira.

“Uma vez identificado pela papiloscopia, não há necessidade de DNA, evitando a demora de semanas e até meses causadas pela lentidão do resultado deste tipo de exame, o que aumenta o sofrimento dos familiares com a liberação do corpo para sepultamento” disse o Perito Valmir Lacerda.

Segundo o Perito Técnico Frédson Valois, designado para tal identificação necropapiloscópica, a maior dificuldade encontrada foi a destruição das papilas dérmicas pela carbonização. Apenas um dedo era passível de coleta e ainda assim, parcial. “Somente parte do polegar direito, após hidratado, tinha possibilidade de ser usado nesse trabalho. Felizmente foi possível fazer o confronto, elucidar mais um caso e dar a resposta que a sociedade precisa e espera”, explica o perito.

Segundo consta, Yuri que tinha passagem pela delegacia, havia sofrido uma tentativa de homicídio no dia 26 de outubro de 2016 em Serrolândia, sendo que duas crianças que estavam em sua companhia ficaram feridas por disparos efetuados por elementos que chegaram em um carro.

Fonte : Augustos