CORPO DE JOVEM ENCONTRADO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO É IDENTIFICADO POR PERITO TÉCNICO EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA

CORPO DE JOVEM ENCONTRADO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO É IDENTIFICADO POR PERITO TÉCNICO EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA

No dia 01 de dezembro de 2023, o Delegado de Teixeira de Freitas-Ba, expediu uma requisição solicitando uma pericia de local no Bairro Padre José, em Teixeira de Freitas, em uma área verde localizada próximo da sub estação da EMBASA (Empresa Baiana de Água e Saneamento), onde foi encontrado uma ossada humana semi enterrada com a parte superior que foi destruída pelos urubus, e no dia 24 de novembro de 2023 havia um boletim de ocorrência nº /2023, de uma vítima que havia saído de casa e não mais voltou, de nome Richard Otavio Santos Santana, Natural de Teixeira de Freitas – Ba

Após a descoberta da ossada humana semi enterrada, o Delegado de Teixeira de Freitas-Ba determinou que fosse realizada uma perícia no local, a fim de identificar se os restos mortais encontrados pertenciam de fato a Richard Otavio Santos Santana.

O Perito Sandro de Abreu que foi designado para realizar a perícia, chegou ao local, de difícil acesso com florestas ralas próximo a um despenhadeiro, em uma área conhecida como Area Verde, onde desenvolve uma floresta secundaria e também local onde se passa muito esgoto da cidade, assim foi encontrado um corpo em estado avançado de decomposição e já bem destruído pelos urubus, vestido blusa preta de mangas longas e bermuda tactel em estado de esqueletização. Sandro analisou as mãos já bem desgastadas pela ação do tempo e animais que estavam se alimentando do corpo. Os restos mortais foram trazidos para a sala do Instituto Medico Legal de Teixeira de Freitas-Ba, onde comecaram os trabalhos periciais, pois já tinha várias vitimas que estavam desaparecidas é uma delas era conhecido pelo nome Richard Otavio Santos Santana, assim foi solicitada várias fichas de Identificação para o Instituto de Identificação Pedro Mello, pertencente à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. Na banca foram feito uma triagem das mãos e as secções dos dedos separando em vasilhames identificados para não haver erros e começar os tratamentos, pois havia muita matéria orgânica nos restos de hipoderme (camada geradora que fica embaixo da pele do dedo), que ainda havia, assim foi feito uma hidratação com produtos forenses apropriados.

Em seguida foi preparado o entitamento das papilas dérmicas e feitas varias coletas de cada dedo na ordem, assim conseguimos fragmentos de impressões digitais que foram analisadas com outras vitimas que estavam desaparecidas, porem foram apenas compativeis com a vitima Richard Otavio Santos Santana, jovem de 17 anos que estava desaparecido há 07 dias.

Todo o processo pericial foi realizado com o máximo de cuidado e precisão, a fim de garantir a correta identificação do corpo. A colaboração entre o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas e o Instituto de Identificação Pedro Mello foi essencial para o sucesso dessa investigação.

Após a conclusão dos trabalhos periciais, os resultados foram encaminhados para as autoridades competentes, que darão prosseguimento às investigações sobre o caso e tomarão as devidas providências legais. A identificação do corpo é de extrema importância para os familiares das vítimas e para o andamento do processo judicial.