SINDPEP INVESTE EM PROJETO QUE VISA INSTALAR MATERIAIS DE LABORATÓRIO NAS CRPT’S

O SINDPEP capitaneou a iniciativa de buscar uma solução de baixo custo para a aplicação da técnica, conseguindo desenvolver um modelo que tem desempenho similar ao modelos comercializados com o custo inferior a R$ 400,00 este modelo já vem sendo utilizado em perícias relacionadas a diversos crimes. Trata-se de uma ação inovadora que visa aumentar a eficiência perícia papiloscópica e contribuir para o aumento do índice de solução de crimes.

A utilização de câmaras de cianocrilato é um passo significativo nesse projeto, pois essas câmaras são essenciais para a revelação de impressões digitais latentes em diversos tipos de superfícies. O cianocrilato, conhecido como “super cola” ou “super bonder”, é uma substância eficaz para a revelação de impressões digitais e sua utilização em câmaras específicas permite um processo controlado e eficiente.

“A vaporização de éster de cianoacrilato sobre objetos é uma das técnicas mais eficientes para a revelação de impressões digitais. A técnica pode ser utilizada em diversos materiais como: armas de fogo, facas, objetos plásticos, metálicos e de vidro. E consiste na deposição destes objetos numa câmara hermeticamente fechada, na qual é vaporizado o cianoacrilato, que é o principal ingrediente das supercolas. Para que o processo seja bem sucedido é necessário que haja o controle de diversos fatores como: umidade relativa do ar, temperatura, circulação de ar e exaustão. Nos modelos comerciais de câmaras são incorporados diversos mecanismos e sensores para o controle da operação, estes aparelhos podem custar algumas dezenas de milhares de reais” . explica Gerlon Souza um dos Peritos responsáveis pelo projeto

“O SINDPEP segue reafirmando o compromisso na busca da valorização da ciência papiloscopica e da elucidação dos crimes com a melhoria dos resultados com os trabalhos nas CRPT’S.
A valorização da ciência papiloscópica é fundamental para reconhecer a importância do trabalho dos peritos papiloscopistas e para garantir a qualidade das análises realizadas nas investigações criminais. A elucidação dos crimes depende, em grande parte, do trabalho minucioso e preciso dos peritos nas CRPT’S, e a melhoria contínua dos resultados desses trabalhos é essencial para o sucesso das investigações e para a resolução dos casos”, diz Mateus Moraes, presidente do SINDPEP