POLÍCIA TÉCNICA DE IRECÊ, ATRAVÉS DA PERÍCIA PODOSCÓPICA, REVELA AUTORIA DELITIVA DE CRIME CONTRA MULHER.

Em atendimento à solicitação de perícia da delegada de policia civil Maria José Rodrigues Maciel, do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), em Irecê, e sob a orientação da Coordenação da CRPT de Irecê, os trabalhos de local foram realizados pelo perito técnico de polícia Ronival Jose Fernandes e pelo perito criminal Juan Miguel Souza de Brito. Às 16h e 40 min do dia (22/07), os peritos designados compareceram ao imóvel residencial localizado na Rua A, no Loteamento Fortaleza, na cidade de Irecê /BA, onde realizaram exames periciais no local, e coletaram um aparelho eletro smart TV, de marca Samsung, que estava com a tela quebrada pela ação contundente dos pés do autor, para processamento de impressões papilares no laboratório da CRPT de Irecê.

Trata-se de crime tipificado na Lei Maria da Penha, bem como, de dano material em objeto. Durante a realização dos trabalhos foi constatado que o autor adentrou pela via de acesso alternativo sob o telhado, e deixou marcas de escaladas na parede interna do quarto frontal direito.

De posse do material, este foi processado no laboratório da Polícia Técnica de Irecê com a ajuda do signatário Jozinei B. Miranda, que, localizaram um fragmento de impressão plantar na superfície frontal da tela do aparelho de tv. Na primeira etapa dos exames foram realizadas inspeções visuais com auxílio de luz forense para localização de impressões latentes no referido aparelho. A segunda etapa consistiu na utilização de pós reveladores e pincel, para revelar o fragmento de impressão plantar conforme a natureza e condição da superfície e do material. Após o uso de recursos específicos adequados, os peritos conseguiram fotografar um vestígio papiloscópico na superfície do objeto.

No dia (10/08), através de Guia Pericial, fora apresentado nesta CRPT, o autor do crime, para tomada das impressões plantares dos pés do mesmo, em ficha específica, que serviu como peça padrão. Na mesma data, fora selecionado o papilograma da região tibial, lado interno (arco do pé direito), na peça padrão, e confrontado com o fragmento plantar questionado, revelado na superfície da tela do aparelho eletro smart TV. Os signatários utilizaram do software Griaule Forensic Fingerprint do Ministério da Justiça para comparação e identificação automática de minúcias (confronto de impressões) nas peças examinadas, foram encontrados vinte e quatro pontos coincidentes, suficientes para a afirmativa de identidade, de que as impressões plantares foram produzidas pelo autor de iniciais R.S.M.

A podoscopia é o processo de identificação humana pelas impressões plantares (pés). “É extremamente importante e satisfatório para um perito elucidar crimes, além de inibir ações delituosas, para que de fato criminosos não fiquem impunes, e a justiça seja feita” afirmou o Perito Jozinei B. Miranda.