Peritos demonstram atuação papiloscópica em investigações criminais para estudantes de Biomedicina em Guanambi

Na quinta-feira passada (3), Peritos Técnicos, Criminal e Médico-Legal da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Guanambi foram convidados, junto com agentes da Polícia Civil, pela Liga de Fundamentos da Biomedicina, do Centro Universitário UniFG, para construírem o evento “Perícia na Prática”. O objetivo do encontro foi apresentar e reproduzir técnicas e metodologias utilizadas pelas ciências forenses durante investigações em cenas de crimes aos acadêmicos. Os Peritos Técnicos Lucas Levi e André Tigre participaram como especialistas em Papiloscopia.

Pelos Papiloscopistas, além de abordarem o papel da ciência que analisa linhas papilares nas atividades investigativas, foram apresentadas, na prática, técnicas de busca, coleta e armazenamento de fragmentos de impressões digitais, com utilização de técnicas variadas. “Foram 160 inscritos e não havia mais como aumentar a capacidade de pessoas na Câmara de Vereadores. Para nós, é extremamente importante preencher esses espaços. Fazer uma simulação de atuação em local de crime, podendo mostrar nosso trabalho com a Papiloscopia e ver o entusiasmo das pessoas com o que produzimos, o reconhecimento do valor social da Papiloscopia”, relatou o Perito Lucas Levi.

Para a organização, foi cumprido o objetivo de apresentar a realidade das Ciências Forenses. “O evento teve intuito de aproximar o público da área de Biomedicina da Polícia Técnica. As pessoas ainda têm uma visão muito romantizada do trabalho pericial, por conta dos filmes e séries. O nosso intuito foi mostrar qual o real trabalho, a importância da perícia para a resolução de um crime. Os Peritos Lucas e André nos apresentaram, de forma mais detalhada, o trabalho da papiloscopia de um Perito Técnico e sua importância. Ficou evidenciado que Perícia não se faz só por um profissional, cada cargo tem a sua importância dentro do DPT e, principalmente, dentro de uma cena de crime”, detalha Wiviann Liss Lima, estudante do 5° período de Biomedicina e diretora de pesquisa científica da Liga de Fundamentos da Biomedicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *