Cadáver em decomposição é identificado com rapidez por Papiloscopia

Um cadáver do sexo masculino localizado na BR 418, no município de Nova Viçosa, em avançado estado de decomposição foi identificado a partir de exames de necropapiloscopia realizados por Peritos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Teixeira de Freita no início deste mês.

A equipe composta pelos Peritos Técnicos Raiza Normanha e Elson Junior utilizou processos de secção e revitalização do dactilo indicador. Após horas de tratamento, com o dedo preparado, foi realizada fotografia direta da polpa digital e tratamento da imagem por meio de inversão horizontal e aplicação de filtros digitais para aumento de contraste e definição das cristas papilares.

Foi utilizado, como base para o confronto das impressões digitais, o prontuário de cadastro civil fornecido pelo Instituto de Identificação Pedro Mello para confirmar a identidade do cadáver. Na análise da peça examinada, foi afirmada a identidade por meio da localização de dez pontos característicos individualizadores e uma cicatriz.

A Perita Raiza destaca a relevância social dos serviços prestados pela categoria nestas situações. “A Perícia Papiloscópica é de grande importância para a sociedade e para a Segurança Pública do estado. Em casos como este, a identificação técnica e ágil possibilitou a garantia de dignidade à vítima e paz à família que já procurava o identificado há mais de dez dias”, aponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *