Após dois meses no IML, corpo é identificado a partir de investigação papiloscópica feita por Peritos em Santo Amaro

Em meados de janeiro deste ano, um corpo encontrado às margens da BR-324, sem documentos ou indicativos quanto à sua identidade, foi removido por um equipe da Coordenadoria de Polícia Técnica de Santo Amaro, após os exames periciais de local, e submetido à necropsia e à necropapiloscopia. Os Peritos Técnicos Raimundo Sampaio e Diego Teles, designados para realizar a tentativa de identificação da vítima por meio das impressões digitais, iniciaram os procedimentos papiloscópicos, com as coletas para prosseguir com comparação junto a um padrão apresentado por quem reclamasse o corpo na CRPT. Acontece que o tempo foi passando e ninguém aparecera em busca do corpo.

Com a atualização do ABIS (Sistema Automatizado de Identificação Multibiométrica) na Coordenadoria, no mês de março, os Peritos decidiram se aprofundar na busca pela identidade do corpo desconhecido. Cadastraram as digitais da vítima e iniciaram as busca pelo padrão papiloscópico no banco de dados nacional. Após alguns dias de trabalho, a partir das impressões digitais analisadas, os dados da vítima foram localizados e confirmados a partir do confronto necropapiloscópico realizado pelos Peritos especialistas em Papiloscopia. Depois de realizada a identificação da vítima, a sua família foi localizada, e o corpo foi legalmente liberado para realização do sepultamento adequado.

Os Peritos destacaram a importância do novo Sistema para a identificação de vítimas com identidades desconhecidas, garantindo, assim, a dignidade dos falecidos e o apoio às famílias enlutadas. “Neste caso específico, a eficiência do ABIS permitiu que a vítima fosse identificada e que a família pudesse ser informada, trazendo um pouco de alívio em meio à dor da perda. A colaboração entre Peritos e a tecnologia mostra a importância da inovação na resolução de casos complexos e na garantia da justiça para todas as pessoas”, ressaltou o Perito Raimundo Sampaio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *